10 dicas para economizar na obra

Putting away for a rainy day
Fonte: freepik

Quase todo mundo que pensa em fazer uma obra em casa tem na memória algum caso de alguém que estava pensando em gastar “x”  na obra e acabou gastando “10 x”. Não é difícil uma obra sair fora do controle e começar o “já que”, ou seja, já que começamos a mudar isso, vamos fazer isso também.

Da mesma forma, é muito comum que não haja nenhum tipo de planejamento, projeto ou orientação de profissional e isso acaba sendo aquele “barato que sai caro”. Não estou puxando sardinha pro meu lado não, mas o profissional além de planejar, tem conhecimento para orientar sobre os materiais mais modernos, que se encaixam melhor em cada situação e até tem contatos de mão-de-obra com os quais já trabalharam e sabem que podem confiar.

Por isso, separei aqui 10 dicas que podem ajudar quem está construindo a economizar bastante:

  1. Pesquise: forme uma ideia bem detalhada do que você quer. Não saber bem o que quer é a forma mais fácil de se decepcionar e ter que refazer. Portanto pesquise em revistas, na internet, redes sociais (pinterest, homify, houzz- todos eles tem referências bem interessantes), visite casas de amigos, fotografe casas do bairro que você gosta. Tudo isso se tronará referência para seu projeto e planejamento.
  2. Tenha um orçamento na cabeça. Pesquise preços de m² de obra na região e faça todo o seu planejamento focando neste número.
  3. Contrate um profissional: como eu já disse, o profissional o ajudará a abstrair toda a informação da sua pesquisa e transformá-la na casa / ambiente dos seus sonhos. O profissional também poderá ajudá-lo na escolha dos materiais, contratação de profissionais e planejamento da obra.
  4. Detalhe bem o projeto antes de começar a obra – isso vai evitar mudanças inesperadas e refazer coisas que já estão prontas.
  5. Escolha os materiais ideais para sua utilização: o ramo de materiais de construção também é muito tecnológico e traz novidades regularmente. Ás vezes vale a pena investir mais em um material que vai te dar mais tranquilidade no dia a dia.
  6. Escolha bem a mão-de-obra: pegue referências, faça contratos e combine pagamentos parciais de acordo com o que vai ficando pronto do projeto.
  7. Se possível, tenha uma pessoa encarregada na obra todo o tempo. Seja você mesmo, o arquiteto, engenheiro, é importante ter alguém acompanhando todo o tempo para que coisas inesperadas não aconteçam.
  8. Faça um cronograma: sabe aquela máxima de que tempo é dinheiro? Na obra é isso mesmo que acontece. Quanto mais a obra atrasa, mais cara ela fica. Portanto faça um cronograma com os fornecedores antes de começar a obra e acompanhe para que ele seja seguido.
  9. Coordene a chegada dos materiais com o início do trabalho da mão-de-obra: de nada adianta o pintor chegar na obra se a tinta não estiver lá. Você vai pagar pro pessoal ficar de braços cruzados. Portanto acerte bem com os fornecedores a data de chegada dos materiais, inclusive em contrato,para que você possa cobrar deles depois se tiver algum atraso. De qualquer maneira, sempre deixe uns dias de folga para qualquer imprevisto.
  10. Coordene para que as diferentes mão-de-obras trabalhem em sintonia e se conversem. Assim não tem como no final, se algo der errado, um jogar a culpa no outro. É importante também respeitar a hora de cada um entrar na obra para que não se atrapalhem. Ex. Sempre deixe a pintura para o final pois normalmente as outras etapas sujam a parede, mas o pintor pode entrar antes um pouco e ir fazendo a preparação – como passar massa e lixar.

Resumindo: saber bem o que quer e planejar bem a obra são os fatores mais importantes para que o resultado seja como esperado e dentro do orçamento previsto.

E você? Já teve problemas com orçamento em obras? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

Deixe um comentário